Pensando em difundir a arte poética e apresentar escritores brasileiros em atividade, com a intenção de integrar e revelar bons autores de cada estado do país, o BRASIL EM VERSOS se dirige para um amplo olhar sobre nossa cultura.

AP - AMAPÁ / Macapá

















MORTUÁRIO DE VERSOS-DESABAFO

Cada corda da viola revira os olhos de saudades tua.
Em cada canto do meu canto diário
Há um pedaço teu, um mortuário
Montado a contragosto
Pelo sal insosso que restou de nós.

Um cigarro na varanda
E nem um trago eu trago agora por ti. Não fumo.
Não fomos mais por culpa vã de nós.
Cada canto da cidade se revolta
Por tua falta aqui...

   - Fode-te Tu que escreves mágoas!
     As tuas lágrimas de nada valem
     Não soubestes bendizer meu nome
     Não me disseste que eu te fazia mais...

Na escuridão eu solucei por ti,
Manchei teu retrato de lágrimas... - Ingrata!
De meu cigarro não gasto um!
Não vales à pena...
Pena que eu penei por ti.
Pena meu penar.

Não mais me entrego,
Não mais sincero
E estes versos-desabafos
Só valem para o que restou de ti:

 Pequeno retrato e a vazia-presença
Da infidelidade imensa que me destes nisto,
Neste gesto cínico...
 - Falsidade camuflada em riso.

Poema de: 
Dioleno Silva (diolenosilva@hotmail.com)
2ª Temporada Brasil Em Versos - Imagem: wylio.com