Pensando em difundir a arte poética e apresentar escritores brasileiros em atividade, com a intenção de integrar e revelar bons autores de cada estado do país, o BRASIL EM VERSOS se dirige para um amplo olhar sobre nossa cultura.

RJ - RIO DE JANEIRO / Nova Iguaçu
















PONTO FRACO

João caminha por uma rua escura. O relógio marca onze horas. O céu está sem nuvens e corre um vento frio.
De repente, João é abordado por uma pessoa.
- Parado aí.
Ele se vira e vê um homem, alto e corpulento, empunhando um revólver.

João se mantém quieto.
- Passa a carteira e o relógio. Anda logo! - fala o homem, com rispidez.

João o encara e diz, corajoso:
- Tira de mim, se você é homem.

O bandido faz cara de incrédulo:
- Como é que é? "Cê" tá maluco? - ele balança a arma na frente de João.

- Assaltar armado, todo mundo faz. Quero ver você tirar o meu relógio na mão.

O bandido arregala os olhos:
- "Cê" tá duvidando? "Cê" tá de sacanagem comigo? Eu tô armado, "mermão"!

João continua o encarando, impassível:
- Você não é homem suficiente pra me enfrentar. Só se garante na arma.

O rosto do bandido se avermelha. Ele faz menção de atirar, mas balança a cabeça, confuso. João observa.

- Ah, é? É isso que você quer? - grita o bandido, jogando o revólver no chão - Eu vou te quebrar na porrada!

Dizendo isso, o homem avança sobre João. Este, velozmente, lança-se ao chão e apanha o revólver.

O bandido se detém, surpreso:
- Que isso? Que negócio é esse?
- Otário - diz João, engatilhando - Quem mandou cair na minha conversa?

E atira.

*Por favor, nunca tente fazer isso. Não reaja a um assalto. Essa história é apenas ficção. Um exemplo de que, para algumas pessoas, seu ponto fraco é o orgulho.

Texto de: 
Hikaru Nakayama (hikarunakayama@hotmail.com)
1ª Temporada Brasil Em Versos - Imagem: wylio.com